segunda-feira, 2 de março de 2009

ANÁLISE DO CONTO DE FADAS SOLDADINHO DE CHUMBO DE ANDERSEN

Autores: Aline Araújo e Daniel Toffoli
Segundo Bettelheim, em “A Psicanálise dos Contos de Fadas”, as histórias fantásticas que os contos de fadas trazem, seu mundo animado, onde animais e objetos criam vida e ganham características humanas, fazem parte do imaginário infantil. Esta característica antropomórfica e anímica está presente no pensamento da criança e é parte importante do seu desenvolvimento cognitivo.

O conto de fadas desempenha uma função de auxiliar na formação de um caráter ético, justo e solidário na criança. Apresenta elementos que despertam sentimentos e sensações tais como, surpresa, alegria, angústia, medo, etc. Ela aprende a conviver melhor e enfrentar esses elementos de conflito.

Na tentativa de descobrir um pouco mais sobre o fantástico mundo da literatura infantil, daremos início a uma pequena análise de uma das obras de Hans Christian Andersen, um dos mais conhecidos escritores de literaturas para crianças.

De origem humilde, o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen foi pioneiro na arte de escrever para crianças, com diversas adaptações da cultura popular e também com criações próprias.

O primeiro conto escrito originalmente por Andersen foi “O Soldadinho de Chumbo”. Narra a saga de um soldado moldado em chumbo, que diferentemente de seus companheiros, possuía uma única perna.

O pobre soldadinho, enamorado de uma bailarina, vive inúmeras aventuras longe de sua amada e chega a acreditar que nunca mais a verá. Foi quando o soldadinho caiu, houve uma interdição. Começou a chover e fizeram um baco de papel para colocar o soldadinho, ocorre a continuidade da interdição, porém por descuido. Aparece uma ratazana e ocorre a perseguição. Ele retorna ao lar de forma inusitada, acontece o deslocamento espacial. E por fim, quando é jogado na lareira ocorre a transfiguração para uma forma que o glorifica.
Após algumas pesquisas, constatamos que a obra “o Soldadinho de Chumbo” apresenta algumas versões diferentes da original. Principalmente em relação ao final do conto, lança várias possibilidades sobre como o soldadinho acabaria na lareira. No original, o soldadinho de chumbo foi colocado sobre o peitoril da janela e não se sabe se ele caiu ou foi o boneco de mola que o jogou. Em uma segunda versão, o soldadinho é lançado as chamas por amigos do menino, juntamente à outros brinquedos, inclusive a bailarina. Ainda em uma terceira versão, a bailarina, após uma ventania, é lançada na lareira e o soldadinho joga-se junto para unir-se à ela.

Existem também histórias em que o soldadinho de chumbo é personagem coadjuvante, como na obra “O Resgate do Soldadinho de Chumbo” de Maria Hilda Alão, onde as personagens principais(duas bonecas de pano e louça) auxiliam o soldadinho, estas viviam sua aventura paralelamente.

Assim como toda a obra literária, o conto de fadas é cercado de elementos simbólicos. O chumbo em que foi moldado o herói da narrativa representa o princípio da evolução e da incorruptibilidade. Simboliza a matéria que pode sofrer transformações físicas, mas não espirituais.

Esse simbolismo está bastante presente na obra. Porém, muito mais explicitamente no final, onde na fogueira, o soldadinho é derretido ao lado de sua amada bailarina. Ou seja, a matéria( chumbo+papel ) sofre uma transmutação, entretanto, o sentimento persiste e é representado pela forma do coração, forma a qual transformou-se o soldado que é sede das emoções, principalmente do amor .

A fogueira onde as personagens são lançadas, representa a vida; o arder no fogo eterno. Nesse caso, o soldadinho e a bailarina estariam renascendo para uma nova vida, juntos, eternamente; pois, é esse o único momento da obra em que os dois conseguem estarem juntos, unir-se.

No entanto, o conto não fala apenas do amor entre o soldado e a bailarina. No original, um feiticeiro, um boneco de molas, (demônio, em algumas traduções), representa o adversário, o opositor ao bem. Representa também, a voz da sociedade da época, e isso fica claro quando o duende diz ao soldadinho que ele deve “tirar os olhos” da bailarina. Ela, simbolicamente, está relacionada intimamente com o criador, pois liga-se a ele através da dança, tornando-se divina.

Andersen traz a tona temas como diferenças culturais, identidade e aceitação, criando uma personagem valente e perseverante. “Os soldados eram todos iguais uns aos outros, exceto um que só tinha uma perna. No entanto, mantinha-se em pé tão bem como os outros que tinham duas pernas”, apresentava um caráter heróico apesar de sua aparente fragilidade(Andersen, 1838). O autor buscava transmitir padrões de comportamento que acreditava deverem ser adotados pela sociedade. Como por exemplo, de que todos os homens deveriam ter direitos iguais apesar de suas diferenças.

A associação do soldado sem uma perna com a simbologia é que este está relacionado à divindades, à chuva e foi a chuva que levou o herói até ser engolido pro um peixe. Este é simbolo da fertilidade, da vida e da morte. A morte parecia iminente quando fora engolido, entretanto foi parar na casa de seu antigo dono e lá pode ver novamente a bailarina.

O soldadinho vestia-se de vermelho, cor da vida, do amor, também da guerra do poder destruidor do fogo e de azul, cor do céu, da água, da verdade e da fidelidade, todos esses conceitos se misturam ao longo da história, bem contra o mal, vida ou mote.









REFERÊNCIAS


ANDERSEN,H.C." O Valente soldado de chumbo". IN:Contos de Andersen. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981

BETTELHEIM, Bruno.A Psicanálise dos Contos de Fadas. Paz e Terra.16ª ed. Paz e Terra, 2002.

CANTINHO ESTELAR. Disponível em: . Acesso em: 25/09/2008.


DICIONÁRIO DE SÍMBOLOS. Disponível em: Acesso em: 28/09/2008

D'ONÓFRIO, Salvatore. Teoria do Texto1. São Paulo. Ática, 2ªed., 2006.

LEXIKON, Herder. Dicionário de símbolos. São Paulo. Pensamento-Cultrix LTDA.

QUE DIVERTIDO. Disonível em: . Acesso em: 27/09/2008.

RÁBANO MAURO E O SIGNIFICADO MÍSTICO DOS NÚMEROS. Disponível em: . Acesso em: 28/09/2008.

SOLDADINHO DE CHUMBO. Disponível em: .Acesso em:

WIKIPEDIA. Disponível em: . Acesso em: 27/09/2008.



Um comentário:

Saracura e Morceguinho disse...

Boa noite, vc poderia ceder algum material sobre o soldadinho de chumbo, é minha pesquisa de monografia. bj